Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Física2100
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.
Física2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máquina do Tempo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Safra 30th outubro 2010, 01:03

Poxa, hoje estava a pensar nisto e me veio a idéia que a complexidade de construir uma máquina do tempo é igual a de construir uma de teletransporte. No fundo são muito parecidas.

Se eu crio uma energia em suspensão quadrimensional, nada me impede de desloca-lá em diferentes períodos, porém, só se quantificaria a partir do momento em que a energia em suspensão entrasse em colapso de acordo com uma "possível" sintonia entre a entropia do meio e que ele está suspenso.

Poderíamos viajar ao passado, mas, nunca saíriamos de um estado de suspensão. Se aplicarmos isso ao teletransporte, seriamos transportados ao lugar mais provável de que nos seria por correto destino, pois, criaríamos condições para isso, se não, é bem provável sair do outro lado do universo sem se dar conta.

Mas, exista energia para botar tudo no lugar... tongue
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 30th outubro 2010, 15:32

Tens de conseguir concentrar uma grande quantidade de matéria num único ponto do espaço-tempo. As equações da Teoria da Relatividade Geral permitem viagens para o passado.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Gauss 31st outubro 2010, 21:25

Hawking dizia que não haver viajantes do futuro era um excelente argumento para as viajens para o passado não serem possíveis.

Eu tenho a minha própria teoria. Consideremos diversos Universos paralelos. Se viajarmos para o passado e alterarmos o seu ambiente (como acotnece com a nossa simples presença) o ambiente sofrerá efeitos caóticos.

Mesmo que matássemos os nossos avós (existindo o paradoxo) a única forma lógica de nos escaparmos a isso é a crianção ou mudança para um Universo alternativo. O que significa que mesmo que alguém viaje para o passado nunca o presenciaríamos.

Uma outra questão, é que apesar disso não vejo como será possível Carlos. Foi teorizado que o gravitomagnetismo seria uma outra possibilidade para além dos wormholes no entanto há problemas com ambas as teorias.

1 - Os wormholes apenas dariam para viajar atrás no tempo até à construção do wormhole, nem mais atrás no tempo .

2 - Para que o gravitomagnetismo funcione, seria necessário um corpo imensamente denso (pois não poderia ser muito disperso) a girar a velocidades incrivelmente grandes. Isto não é nem agora nem nunca será fisicamente possível.

3 - O projecto em que esse físico trabalha penso que terá como referência o mesmo tipo de lógica que o gravitomagnetismo. Concentração de uma deformação no tecido espaço-tempo mas penso que isso dificilmente será suficinte para algo tão energeticamente dispendioso como o passado.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 3rd novembro 2010, 17:16

O físico que está a construir uma máquina do tempo é americano e chama-se Ron Mallett.

Máquina do Tempo - Página 2 Ron-Mallett_new
Ron Mallet

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Gauss 3rd novembro 2010, 19:59

O desespero humano. Esse físico teve a ideia de construir uma máquina do tempo após a morte do seu pai (falando em paradoxos Rolling Eyes).

Mesmo considerando a alternativa dos vários mundos é ridículo.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 5th novembro 2010, 18:07

Eu noto um paradoxo na construção desta máquina do tempo. Se o Ron conseguir construir a máquina do tempo e voltar para o passado para ter a oportunidade de ver o seu pai pela última vez, isso significa que no futuro (o presente) ele nunca iria construir uma máquina do tempo porque já tinha se despedido do seu pai no passado. Isto mostra que ele nunca vai conseguir construir essa máquina do tempo.

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Xevious 7th novembro 2010, 02:57

pode ser que seja possível contruir a tal da maquina, mas não seja viável

por exemplo, e se nos 'pararmos', onde a Terra estivesse 'realmente' no momento que parassemos

vou tentar explicar, a terra se move, sei lá, vamos dizer que seja 10metros por segundo, só pra exemplificar

se voltassemos 1 segundo, poderíamos mesmo estar a um segundo, mas também deslogacados 'no espaço' em um segundo

se voltassemos um dia, estaríamos em pleno vácuo espacial

não to dizendo que seja assim
só to exemplificando de uma possibilidade que seja teóricamente real, mas impraticável

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Safra 7th novembro 2010, 03:37

Carlos Costa escreveu:Eu noto um paradoxo na construção desta máquina do tempo. Se o Ron conseguir construir a máquina do tempo e voltar para o passado para ter a oportunidade de ver o seu pai pela última vez, isso significa que no futuro (o presente) ele nunca iria construir uma máquina do tempo porque já tinha se despedido do seu pai no passado. Isto mostra que ele nunca vai conseguir construir essa máquina do tempo.

Carlos, você criou um paradoxo escrito por um ecadeamanto lógico, temporal. Se falamos em viagem temporal, não seria mais lógico usar uma lógica atemporal? Como não sabemos ser atemporais, não seria uma provabilidade possível, porém não dedutível em nossa condição? Olhe a matemática, os números imaginários são a maior gambiarra para entender o que não conseguíamos fazer, um recurso inteligente.

Será que na viagem temporal existe um recurso inteligente que dê uma "gambiarra" em uma lógica atemporal?


Última edição por Safra em 7th novembro 2010, 03:41, editado 1 vez(es)
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Safra 7th novembro 2010, 03:40

Xevious escreveu:pode ser que seja possível contruir a tal da maquina, mas não seja viável

por exemplo, e se nos 'pararmos', onde a Terra estivesse 'realmente' no momento que parassemos

vou tentar explicar, a terra se move, sei lá, vamos dizer que seja 10metros por segundo, só pra exemplificar

se voltassemos 1 segundo, poderíamos mesmo estar a um segundo, mas também deslogacados 'no espaço' em um segundo

se voltassemos um dia, estaríamos em pleno vácuo espacial

não to dizendo que seja assim
só to exemplificando de uma possibilidade que seja teóricamente real, mas impraticável

lol! Fizeram uma charge disto uma vez do filme "De volta para o futuro". Colocaram o carro no momento da viagem, e do nada o carro aparece no espaço. Um texto embaixo diz "Mart Macfly viajou no tempo, mas não no espaço". tongue
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 7th novembro 2010, 16:59

Existem dois bons argumentos contra a possibilidade das viagens no tempo:

a) Atualmente, os físicos estão convencidos que as viagens no tempo são muito improváveis. Esta crença é o resultado da aplicação da Navalha de Occam. Qualquer teoria que permita viagens no tempo teria que resolver os problemas relacionados com causalidade, e na ausência de provas experimentais que demostrem que as viagens do tempo são possíveis, é mais simples, do ponto de vista teórico, supor que não são.

b) Stephen Hawking terá sugerido que a ausência de turistas vindos do futuro é um excelente argumento contra a existência de viagens no tempo.

Safra escreveu:Carlos, você criou um paradoxo escrito por um ecadeamanto lógico, temporal. Se falamos em viagem temporal, não seria mais lógico usar uma lógica atemporal?
E que tipo de lógica seria essa?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Gauss 7th novembro 2010, 21:21

Claro que a lógica de Hawking não funciona para os vários mundos paralelos que poderiam existir.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Carlos Costa 8th novembro 2010, 16:06

Mas a Navalha de Occam funciona. Se para viajarmos no tempo é necessário existirem universos paralelos, não será mais lógico que essas viagens não sejam possíveis?

_________________
Loja de produtos esotéricos

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 2186
Idade : 40
Localização : Porto, Portugal

https://atelierdigital.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Gauss 8th novembro 2010, 20:22

A Navalha de Occam revela um pequeno problema, é que através do desconhecimento ela não funciona.

A razão pela qual a explicação mais simples tende a ser a correcta é porque o caminho "mais curto" é sempre o usado pelo Universo em qualquer que seja a questão.

Se o Universo permite em teoria Universos Paralelos não faz mais sentido que siga esse caminho e não o da impossibilidade? É mais simples nesse caso utilizar o método dos Universos Paralelos do que criar uma data de impossibilidades.

Neste caso, tem tudo a ver com o modo como fazes a pergunta.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 324
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Safra 8th novembro 2010, 22:25

Carlos Costa escreveu:
Safra escreveu:Carlos, você criou um paradoxo escrito por um ecadeamanto lógico, temporal. Se falamos em viagem temporal, não seria mais lógico usar uma lógica atemporal?
E que tipo de lógica seria essa?

Boa pergunta. Não sei. Neutral

Seria o mesmo que em um meio de uma conversa sobre física eu disser "Pense em marshmelows". Atemporal.

Me veio uma pergunta agora relacionada com outro tópico... Se o cérebro é ativo, porém, somente reativo com o momento que lhe convém, seria muito estranho eu ter processos que determinem a busca de uma memória específica se ele nem mesmo sabe onde ela está! O que me trouxe dúvidas por ser atemporal, não deveria de fato ser dedútivel em uma linha lógica sem que uma lógica atemporal estivesse presente.

Se eu penso em um determinado tempo, ele de fato, não existe por eu estar pensando nele. Qualquer tempo que quisséssemos viajar sem que seja pela obra ne nosso colega Einstein, não existe por nosso cérebro sem ser atemporal, porém, de percepções temporais.

Desta, creio que existem mecanismos que não sabemos e que se encontrem no plano físico e sim, biológico. Se soubessémos pela biologia cmos os processos biológicos interagem com o físico, talvez, tivéssemos um "estalo" de como uma viagem no tempo seria possível. Creio.... Razz

Talvez, a resposta estaja tão perto de nós e nem tenhamos consciência disso. Neutral
Safra
Safra
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 497
Idade : 34
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Vasq de Sousa Jonsu 11th junho 2013, 05:38

Dentre outras possíveis possibilidades, acredito, teoricamente, que, com uma postura/técnica "psicomentalcientífica", poder-se-ia viajar no "espaçotempo" (passado ou presente ou futuro ou para locais longínquos no universo, macro ou microcosmo, ou, ainda para universos paralelos...) por meio dos "sonhos consciente".
Abs a tds,
Vasq.

Vasq de Sousa Jonsu
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Xevious 19th junho 2013, 02:33

O fenômeno da "Partícula fantasma" pode derivar que consigamos dominar a tecnologia do teletransporte.

Na minha interpretação há troca de informação se utilizando-se como meio um outro universo, paralelo ao nosso e que tem características dimensionais diferentes das nossas.

Mas ele ainda teria características temporais idênticas às nossas...

Então, para mim tudo indica que a única viajem no tempo que iremos ter, é a que já fazemos.

A taxa de um segundo por segundo em direção ao futuro.

Xevious
Físico Profissional
Físico Profissional

Mensagens : 1024

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina do Tempo - Página 2 Empty Re: Máquina do Tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos